top of page
Foto do escritorESGtex

Dividindo a conta do carbono

Atualizado: 4 de set.



Enquanto são as grandes marcas que assumem compromissos ousados ​​para reduzir sua pegada de carbono, são nas empresas que fornecem para elas onde a maior parte dessa poluição ocorre. No entanto, a maioria dessas empresas detém capacidade limitada de fazer investimentos, principalmente em projetos climáticos de longo prazo com potencial de retorno duvidoso.


Essa baixa capacidade de investimento se deve principalmente ao fato de que seus clientes (as grandes marcas) formataram suas cadeias de fornecimento de tal forma a ter acesso aos produtos que comercializam da forma mais barata e flexível possível sem, no entanto, assumir quase nenhum risco financeiro.


Nesse contexto, foi muito bem recebida a notícia de que H&M, Gap, Mango e Bestseller lançaram em julho de 2024 uma iniciativa conjunta de um mecanismo de financiamento coletivo que ajude os fornecedores a acessar empréstimos com juros baixos para projetos de descarbonização. Essa iniciativa foi formatada com o apoio das instituições The Fashion Pact e Apparel Impact Institute e seu lançamento inicial será em Bangladesh, em data a ser anunciada. Como representante do mundo financeiro no projeto está o Singaporean Bank DBS, que se comprometeu a fornecer empréstimos as projetos definidos pelo grupo.


Embora ainda não se saiba detalhes de como o mecanismo de financiamento coletivo vai funcionar exatamente, e principalmente quais serão as taxas dos empréstimos, a iniciativa vem sendo louvada por sua abordagem colaborativa entre concorrentes e pelo fato de as grandes marcas estarem, em fim, compartilhando riscos com seus fornecedores.


Com relação ao aspecto coletivo da iniciativa, acaba por ser extremamente pragmática, porque é raro que uma marca seja o único cliente de um fornecedor, e ter um grupo maior de empresas participando divide o risco.


Embora a iniciativa esteja apenas começando, já foi anunciado que o objetivo é envolver mais marcas e bancos e expandir o programa para mais países, incluindo Vietnã, Índia, China, Itália e Turquia, sendo que uma consultoria foi contratada para identificar os 10 principais fornecedores em Bangladesh com grandes oportunidades de descarbonização e que façam parte da cadeia de fornecimento das marcas participantes.


Embora não se saída nada sobre o verdadeiro apetite das marcas em assumir riscos com seus fornecedores, fica evidente que apenas com projetos de colaboração como esses as grandes marcas conseguirão atingir os compromissos de redução de gases de efeitos estuda assumidos publicamente.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page