top of page
Foto do escritorESGtex

Como o Movimento ReCiclo da C&A Transforma a Moda Através da Economia Circular

últimas noticias da agenda ESG no brasil

Lançado em 2017, iniciativa atingiu a marca de 317 mil peças coletadas. Urnas presente atualmente em 70% das lojas recebe roupas usadas de todas as marcas e a meta é expandir para 100% das lojas nos próximos anos.


Descubra como o Movimento ReCiclo da C&A está fomentando a circularidade na indústria da moda. Com 109 toneladas de roupas arrecadadas para reciclagem,

a iniciativa promove a economia circular e práticas responsáveis em todas as suas


A ESGtex se inspira nas iniciativas de circularidade e sustentabilidade do setor de moda, destacando ações como as da C&A com seu Movimento ReCiclo, lançado em 2017. Este movimento convida consumidores a depositar peças usadas em urnas distribuídas nas lojas da marca por todo o Brasil, promovendo a economia circular e a correta destinação de roupas para reciclagem e reaproveitamento.


Comemorando sete anos de atuação, o Movimento ReCiclo arrecadou 317 mil peças, totalizando 109 toneladas de roupas destinadas a um novo ciclo de vida. Atualmente, as urnas estão presentes em 70% das lojas da C&A, com planos de expansão para 100% nos próximos anos. Além disso, a iniciativa também aceita frascos e embalagens de cosméticos e eletrônicos, garantindo a correta destinação de diversos produtos do portfólio da marca.


A abordagem da C&A vai além do simples descarte de roupas, incentivando práticas como upcycling, reciclagem e doação. Mais de 12% das peças arrecadadas foram transformadas em novos produtos, enquanto 88% estavam em boas condições para doação. Esse tipo de ação está alinhado com os princípios da ESGtex de incentivar a reutilização de materiais e a criação de soluções que reduzam o desperdício e promovam um ciclo contínuo de uso.

Como parte de seu esforço contínuo, a C&A integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e colabora com o Pacto Global da ONU. Um marco significativo dessa colaboração será o lançamento de um documento sobre justiça climática na COP29, reforçando seu papel como agente transformador no setor.


A ESGtex enxerga essas ações como um exemplo concreto do que é possível alcançar quando marcas comprometem-se verdadeiramente com práticas responsáveis e impactantes, liderando pelo exemplo e inspirando toda a cadeia da moda a se engajar em uma mudança genuína para um futuro mais sustentável. Fonte: Exame

57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page